ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS: Promovendo a saúde e construindo a segurança alimentar e nutricional
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do Ministério da Educação e um dos mais antigos programas de suplementação alimentar em execução no país e o maior projeto do mundo na área de alimentação, atendendo 21% da população brasileira. Representa hoje um dos mais importantes instrumentos do governo para redistribuição de renda entre as camadas mais pobres.
O objetivo do PNAE é complementar a alimentação dos alunos, contribuindo para que permaneçam na escola, tenham bom desempenho escolar e bons hábitos alimentares. Na rede particular , os objetivos da alimentação escolar devem ser os mesmos instituídos na rede pública. Por isso o tratamento desse assunto deve merecer especial atenção por parte da comunidade escolar.
As cantinas existentes nas escolas, sejam elas adminstradas pela própria escola ou terceirizadas devem entrar na pauta de discussões dessa comunidade escolar. Principalmente as autoridades de ensino, os responsáveis pela gestão escolar, não podem negligenciar a qualidade da alimentação oferecida, pois é na escola que crianças e adolescentes passam boa parte do seu dia e portanto, deve ser um espaço onde os alunos desenvolvam bons hábitos alimentares, melhorando inclusive, sua qualidade de vida.
Portanto, atenção professores, coordenadores, diretores e pais de alunos: estejam atentos para a qualidade da alimentação de nossas crianças e adolescentes. Voltando ao lema do PNAE: vamos promover a saúde e construir a segurança alimentar e nutricional para nossos alunos!
(Plantão Saúde Florifera Vida )
Na próxima página leia nosso artigo sobre "a dieta mais completa do planeta"!